domingo, 23 de março de 2008

A privada japonesa - origens


A privada japonesa é uma coisa única. Acho que ela rende mais que um simples post, por isso resolvi criar uma série exclusiva para ela.
Até pouco tempo atrás, os japoneses só utilizavam a posição natural de evacuar, de croque, e usavam privadas iguais as de estádio. Mas nas ultimas décadas, o uso do vaso sanitário "ocidental" cresceu muito. E isso, a principio, gerou vários problemas , pois a japarada subia em cima do vaso da mesma forma como fazia com vaso japonês. O resultado foi que muitos vasos quebraram, e muitos japas foram parar no hospital. ( infelizmente, a piada do nome "ku shai shang" não pode ser aplicada, pois ao contrario do que muitos pensam, chinês e japonês não tem nada a ver, e esse nome é chinês).
Então, em banheiros nos lugares públicos, uma plaquinha de como se utilizar o vaso de sentar foi adotada. Hoje em dia, parece que os japoneses aprenderam e a placa caiu em desuso, mas prometo que se eu ver uma, fotográfo e posto aqui.
ps- eu já vi uma placa no sentido contrário, ensinando estrangeiros a usar o vaso japa com um desenho de um pato cagando e escrito "See? it is easy! Just do like me"

2 comentários:

Tania Maria Galeazzi Stoppa disse...

Oi Luiz!!! Esse costume parece que não é só japonês. Fui a uma livraria antiquíssima em Paris que ainda usava o sistema onde era necessário usar a posição de cócoras. O interessante é que havia lugar para colocar os pés e um buraco, só! Havia uma descarga d'água que lavava tudo, até os pés, caso não tirasse antes. Pena que não lembrei de fotografar!!!
Boa sorte no Japão!!!

Anônimo disse...

E aí?! Já descarregou nas modernas privadas japas?

eXTReMe Tracker