sexta-feira, 17 de abril de 2009

1 Ano de Japão

Coisas que eu aprendi com um ano de Japão:
- quando você esta cercado por pessoas estranhas por todos os lados, o estranho na verdade é você;
- no momento em que você esta olhando para um site na internet como o uol e o que mais lhe chama atenção é uma receita culinária, acho que pode se considerar uma dona de casa;
- a língua japonesa é mais difícil do que parece;
- os japas são mas difíceis de entender do que parecem;
- o frio de Curitiba não é frio;
- não sentir falta de carro;
- andar de bicicleta segurando guarda-chuva;
- gostar de comida sem sal, açúcar ou gosto;
- tomar café gelado e sem açúcar;
- tomar sake;
- perder toda e qualquer noção relacionada a segurança;
- e que a saudades não mata, mas quase...

2 comentários:

Anônimo disse...

Ow... Qui bunitinhu esse final...

Jovaí S Lopes (Jô) disse...

Ai meu nobre,
No Trem em Nagoya, a uns 4 anos atraz eu tinha feito esta reflexao de que o estralho ali era eu!
Engracado foi certa vez em que um policial ao me parar em Tokyo para um check normal ja que estava eu as 2 da manha, ando sozinho, vestido de preto e com um mochila nas costas. Depois do bom homem me fazer umas quatro ou cinco perguntas em japones e respondidas em japones o policial me perguntou?
Voce fala japones ne!?
Bom, me deu vontade de responder nao, porem com receito de demorar mais para ir embora deixei a oportunidade de fazer uma piada passar desta vez.
Esta questao de ter cara de estrageiro, cabeludo ainda por cima, faz todo japones querer praticar o ingles comigo ou qualquer outra pessoal que nao seja japones, como se o mundo falasse ingles. Eu que nao fale, porem para melhor meu japones mantenho o pe firme e so respondo em japones mesmo o "amigavel" niponico continuando em inlges.
Durante minha rapida moradia em KOMAE sempre correndo para pegar o trem e muitas vezes faminto parava em um "COMBINE" que ficava estrategicamente na porta da estacao para comprar algo evitando assim o desmaio... por falar nisso: se voce estiver em toquio e se sintir mal e desmaiar e bem provavel que ao se recuparar esteja no mesmo lugar em que caiu, o povo passa por voce e faz de conta que nem te viu!...
Voltando ao assunto do "COMBINE" a atendente ao me ver foi logo dissendo: three hundredUUU andOOOO thirty Yens!
Eu gentilmente repliquei: NANIII?!?!
Ela viu que nao ficou muito legal e caprixou... three hundredUUUUUUU andOOOOOOOO thirty Yens!
Eu para nao perder mais tempo confirmei o valor em japones: Sanbyaku sandy yen desu ka?
Ela: YES!
OHHH BOY!!!!

eXTReMe Tracker