Sobre terremoto, medos e a ordem e paciência dos japoneses.
Muitas pessoas tem perguntado de mim nesses dias. Eu estou bem, e o terremoto não me causou nenhum dano material. Obrigado pela preocupação de todos.
Aqui em Tokyo aos poucos as pessoas estão tentando levar uma vida normal. Hoje fui fazer natação e nos parque tem pessoas jogando baseball ou futebol. Lojas em geral estão fechando mais cedo, e a quantidade de clientes é minima. Excessão para os supermercados , que estão cheios. As pessoas aqui estão estocando comida por precaução, o que faz com que algumas pratileiras fiquem vazias. A partir de hoje cortes de energia programados começaram a ocorrer. Tokyo foi dividida em 5 grupos, que em determinada hora do dia(não da noite) fica sem luz por um periodo de 3 horas. Talvez por causa disso algumas linhas de trem estão parcialmente paradas. E isso é um problema numa região onde 99% das pessoas utiliza o excelente transporte público.
As imagens que aparecem na tv são muito impressionantes. Mesmo. É de botar no chinelo qualquer filme catastrofe. Se você se deixar vc não faz mais nada a não ser assistir.
Algumas coisas que presenciei aqui me deixaram realmente impressionados.
1- O fato de não acontecer nenhum dano aos prédios e casas, mesmo com o chão parecendo um grande colchão de água
2- Não ter faltado luz em nenhum lugar em Tokyo imediatamente após o terremoto: No Brasil qualquer chuva de verão derruba a luz de meia cidade. Se voce pudesse ver como os postes chacoalhavam iria entender o meu espanto.
3- A paciencia e ordem dos Japoneses. Na estação de Ueno, sem poderem voltar pra casa, sem comunicacão (e provavelmente sem noticias da propria casa) e esperando por mais de 18 horas, haviam filas com infinitas pessoas (+ de 50 mil!!) para emabracar nos primeiros trens. E NINGUEM reclamava ou demonstrava impaciência.
Desde que o terremoto ocorreu, está dificil dormir em paz. De maneira esporádica, um ou outro tremor acontece, sem maiores consequencias. O problema é que não é possivel saber que esse tremores são pequenos até que eles acabem. Um tremor grande também começa pequeno, o que faz com que a gente fique em estado de constante alerta. Um estresse psicologico consideravel. Mas a vida segue! :)
segunda-feira, 14 de março de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)