segunda-feira, 14 de março de 2011

Sobre terremoto, medos e a ordem e paciência dos japoneses.

Muitas pessoas tem perguntado de mim nesses dias. Eu estou bem, e o terremoto não me causou nenhum dano material. Obrigado pela preocupação de todos.
Aqui em Tokyo aos poucos as pessoas estão tentando levar uma vida normal. Hoje fui fazer natação e nos parque tem pessoas jogando baseball ou futebol. Lojas em geral estão fechando mais cedo, e a quantidade de clientes é minima. Excessão para os supermercados , que estão cheios. As pessoas aqui estão estocando comida por precaução, o que faz com que algumas pratileiras fiquem vazias. A partir de hoje cortes de energia programados começaram a ocorrer. Tokyo foi dividida em 5 grupos, que em determinada hora do dia(não da noite) fica sem luz por um periodo de 3 horas. Talvez por causa disso algumas linhas de trem estão parcialmente paradas. E isso é um problema numa região onde 99% das pessoas utiliza o excelente transporte público.
As imagens que aparecem na tv são muito impressionantes. Mesmo. É de botar no chinelo qualquer filme catastrofe. Se você se deixar vc não faz mais nada a não ser assistir.
Algumas coisas que presenciei aqui me deixaram realmente impressionados.

1- O fato de não acontecer nenhum dano aos prédios e casas, mesmo com o chão parecendo um grande colchão de água

2- Não ter faltado luz em nenhum lugar em Tokyo imediatamente após o terremoto: No Brasil qualquer chuva de verão derruba a luz de meia cidade. Se voce pudesse ver como os postes chacoalhavam iria entender o meu espanto.

3- A paciencia e ordem dos Japoneses. Na estação de Ueno, sem poderem voltar pra casa, sem comunicacão (e provavelmente sem noticias da propria casa) e esperando por mais de 18 horas, haviam filas com infinitas pessoas (+ de 50 mil!!) para emabracar nos primeiros trens. E NINGUEM reclamava ou demonstrava impaciência.

Desde que o terremoto ocorreu, está dificil dormir em paz. De maneira esporádica, um ou outro tremor acontece, sem maiores consequencias. O problema é que não é possivel saber que esse tremores são pequenos até que eles acabem. Um tremor grande também começa pequeno, o que faz com que a gente fique em estado de constante alerta. Um estresse psicologico consideravel. Mas a vida segue! :)

19 comentários:

camila S. disse...

ótimo post. mas consequencia com S ok? vc está ficando meio analfabeto, só que falar japunês..

além da linguagem acho que vc tá adquirindo a tal da paciência japonesa, pois acho interessantes as suas observações, considerando o caos.Mas realmente aqui qquer coisa cai a luz, que raiva.E se tivesse tremor com ctz que caiam os predios tbm hahaha

camila s. -o retorno disse...

e se tivesse fila no metrô ia ter neguinho pulando encima do outro, neguinho vendendo lugar na fila, nem dá pra imaginar rsrs

Luiz kruszielski disse...

Obrigado prof. Camila! Eu lembrei do Rio de Janeiro quando parou o trem e os caras da compania usaram chicote pra controlar as pessoas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito boa a tua escrita.
É bem igual ao Brasil, se o trem atraza começa o apedrejamento e o vandalismo

Unknown disse...

morro de orgulho da sua paciência japonesa, e fico mto mais tranquila de saber que vc ta bem... os danos materiais não me preocupam, deve estar sendo mto difícil segurar a barra aí...
zero idéia de voltar ainda? se precisar de alguma coisa avisa ta! pouca coisa que dê pra fazer do outro lado do mundo, mas avisa!
bjãooo

Tania Maria Galeazzi Stoppa disse...

Oi Luiz, realmente estávamos todos perguntando por você e preocupados com sua segurança. Fico feliz por ter notícias, nem todas boas, logicamente, mas as tuas são as melhores possíveis. Não consigo nem imaginar o que é ter o chão tremendo, e a iminência de possíveis desastres a caminho. Certamente temos muito a aprender com pessoas que já sofreram tanto com catástrofes, naturais ou não. Sempre lembramos de você com grande carinho! Grande beijo

Tchê disse...

Era desse tipo de coisa que eu tava falando aquele dia no facebook... no tópico que você também comentou. A gente tem muita sorte no Brasil de não acontecer esse tipo de situação extrema, porque não temos o mínimo de capacidade de organização, comportamento ou planejamento coletivo. É cada um olhando pro próprio umbigo mesmo...
Eu ia dizer que imagino o que você está passando, mas é claro que não. Ver postes chacoalhando não é algo que se dê pra projetar. Te cuida aí piá.

Marcello Guedes de Castro disse...

津波この印象的な、良いあなたもいることを確認します。私の友人も気にかかる。ここであなたを待っている。抱擁

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

すべて私はデザイナですることができます。
神はあなたを保護し、あなたを保つ。
私たちはすぐに彼らは平和のうちに残りの部分を言うように心配する必要はありません。
神が祝福。

Unknown disse...

Então, que dia tu chega guri?? Vamos te buscar no aeroporto com aquelas roupas anti-radioativas dos Simpsons. Feriado de Tiradentes vai rolar uma super Trip pra Penha e a unica coisa que vai chacualhar vc será a Tequila.
Mas volte logo Kruzi San, as pessoas aqui andam um pouco preocupadas com vc, não eu, as pessoas.
Bjundas

Anônimo disse...

Opa, piá! A tranquilidade e segurança das suas afirmações contrasta bastante com o que a televisão tem mostrado aqui no Brasil. O Robero Kovalick está quase cometendo seppuku, por exemplo. Parece que o mundo acha que os japas estão escondendo alguma coisa nessa reação contida e paciente, vai saber. Continue mandando notícias e impressão, seja nosso personal correspondente internacional!

Há braços e força na peruca!

Anônimo disse...

Vi o seu blog.

www.cimonanilla.blogspot.com

Anônimo disse...

Bom Noite!
Tudo bem?
O meu nome é Elem,
gostei muito do seu blog,
e realmente.
Espero que vc coloque mais assuntos interessante.
Eu gosto muito.
Um forte abraço.

Anônimo disse...

A o meu blog é

darlladutrarodrigues.blogspot.com/

Ane Amaral disse...

Te convido a visitar os meus blogs:
www.sporamor.blogspot.com
www.consolacaodeamor.blogspot.com
Não é virus. Ane

Lúcia disse...

Olá, Luiz, acabo de encontrar seu blog e adorei os posts... Estou indo ao Japão em breve e ando à procura de dicas principalmente culturais (e não tanto comerciais!)... Será que vc ainda acessa aqui? E tem algum meio de contato por e-mail? Obrigada! Lúcia.

Lúcia disse...

Olá, Luiz, acabo de encontrar seu blog e adorei os posts... Estou indo ao Japão em breve e ando à procura de dicas principalmente culturais (e não tanto comerciais!)... Será que vc ainda acessa aqui? E tem algum meio de contato por e-mail? Obrigada! Lúcia.

eXTReMe Tracker