quarta-feira, 1 de outubro de 2008


Comida!


"Eu adoro culinária japonesa! Sushi e sashimi!"
O equivalente a essa frase seria mais ou menos "Eu adoro culinária brasileira! Churrasco!", ou como dizia o meu primo "Eu não como carne, mas churrasco vai!". O sushi aqui é uma comida meio cara, e, com algumas excepções, o pessoal não costuma comer todo dia.
O "arroz-com-feijão", comida que se come todo dia, aqui no Japão nada mais é do que... arroz! Pode vir acompanhado de legumes, nori (alga japonesa) ou peixe, mas ainda assim é só para dar um pouco de gosto na coisa.
Geralmente a comida é meio sem gosto. Pouco sal e pouco açúcar. Você nunca vai ter a sensação de saciedade plena, ou seja, você nunca vai desabotoar o botão da calça e soltar aquele arroto de felicidade, pra ver se cabe mais alguma coisa. Mas em geral não é de todo ruim, e a gente acaba se acostumando.
Outras pedidas populares aqui são o ramen (lamen) e o não-tão-pop-mais-ainda-pop care (curry).
O ramen nada mais é do que uma super sopa de miojo. Junto com o miojo vai legumes, ovo cozido, vários temperos e as vezes alguns pedaços de carne. E fazer aquele barulho irritante ao tomar a sopa é quase obrigatório. Não confundir com yakisoba, que na verdade é chinês.
O care é um derivado do curry indiano. Nada mais é do que um pedaço de carne empanada, geralmente muito pequeno, um monte de molho e arroz, muito arroz. Muitas vezes extremamente picante. Alguns restaurantes tem uma tabela de quão apimentado você vai querer o prato. Vai de 1 a 10. Eu comi o 1, e no final não aguentava mais de tão ardida que estava minha boca, mas pelo menos tinha gosto de alguma coisa.
Agora, se tem uma comida que é ruim mesmo aqui no Japão é esse tal do "natô".


Feito de soja fermentada, o negócio fede mais do que minha meia depois de correr a São Silvestre. Não que eu tenha corrido ou vá correr, mas consigo imaginar como seria feia a coisa. Fora isso, acho que minha meia ia ficar gosmenta igual.
Pegue um feijão branco, cozinhe sem tempero nenhum até ele ficar muito mole e grudento, na mesma consistência de cola de sapateiro, e ponha na geladeira. Quando ele estiver geladinho, coma com a meia da São Silvestre no nariz.
Fora que a porcaria empreguina no meio dos dentes, mas quando você mastiga se sente um banguela comendo gelatina. Uma delicia. Para ilustrar um sequência de fotos minhas experimentando um "sushi de natô".


7 comentários:

Anônimo disse...

A seqüência de fotos ficou engraçada.
Não vejo a hora de experimentar!

Unknown disse...

Se vingue e apresente dobradinha pra eles

aleguiss disse...

Dobradinha não... dobradinha é sacanagem!

Melhor apresentar a Ruth Lemos pra eles!

Por que atéé um sushi natô natôôÔÔ...

nandalimapb disse...

Eu adoro suhi tb... principalmente à moda da casa, aqui na Paraíba, hehehe

:-)))

Maili disse...

eww nato é nojento!!!

hehe por isso que todo mundoésuper mega ultra skinny no Japão.. hehe
porque acho que eles nunca tiveramo prazer de comer até abrir o botão da calça e sair andando de perna aberta!

hahaa

じゃね!

terezinha disse...

Deve ser bem ruim mesmo.
Inclusive, estou a procura de grãos de nato, para fazer uma fórmula onde elimina os "odores do esgoto",rsrsrs.
È verdade, sabe onde posso encontrar estes grãos?
Terezinha

Anônimo disse...

nato e uma deliciaaaaa so besta nao comeeeeeee...e fass bem

eXTReMe Tracker