sábado, 20 de dezembro de 2008


Natal no Japão

Já tinha ouvido falar que o natal no Japão é a pior época do ano, e eu mesmo já tinha passado um natal aqui. Mas quando se mora aqui parece que é pior ainda. O natal aqui não existe, afinal de contas, eles não tem Jesus e não comemoram o nascimento de Buda ou coisa assim.
Existem luzes e enfeites em alguns lugares, mas isso é só pra imitar os Estados Unidos. É chique. Por esse fato de ser chique, o natal aqui virou uma espécie de dia dos namorados, em que casais saem para se encontrar. Mas não tem nem um resquício do sentimento de alegria e fraternidade que temos aí no Brasil e em tantos outros lugares do mundo quando se comemora o nascimento de Cristo. Nem a parte comercial da coisa, de trocar presentes tem (muito menos Papai Noel!!).
Mas para todos que visitam esse blogue, amigos, familiares ou visitantes desconhecidos, fica aqui o meu sincero desejo de um Feliz Natal e meu voto de boas festas!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Você consegue se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo?

sábado, 13 de dezembro de 2008

Japão: Nação Robô

Esse documentário de 25 mim é um dos melhores resumos que eu já vi de alguns aspectos da sociedade japonesa, como o envelhecimento da população, a rejeição ao imigrante e principalmente o desenvolvimento da robótica como uma possível solução pra isso. Também não deixa de ser de certa forma, uma provável visão do futuro do mundo como um todo. Vale a pena dar uma olhada.




O documentário está em inglês, mas tem uns brasileiros no meio (um deles eu até conheci no aeroporto, aquele que fala da laranja). E eu já brinquei com aquela foquinha de pelúcia, e é realmente incrível a sensação de um animal vivo que ela passa.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Namorada Virtual

Você anda cansado de procurar o amor da sua vida, mas não consegue achar porque é feio, chato e fedido?
Ou seus relacionamento nunca dão certo porque elas dizem que voce da mais atenção ao computador do que pra ela?
Seus problemas se acabaram-se!
Usando a "realidade aumentada" os japoneses desenvolveram uma namorada virtual, que voce pode encher o saco quanto quiser! Se ela ficar triste é só voce aparecer com um pedaço de papel impresso (e nem é dinheiro!) que ela fica feliz!



Tive a oportunidade de brincar um pouco numa loja aqui. Realmente impressionante, pero no mucho...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008


Se integrando à sociedade...


Algo me diz que a vida no Japão não faz bem pra cabeça das pessoas...
(clique na imagem para ampliar e provar que sou eu)

sábado, 15 de novembro de 2008

東京芸術大学ーUniversidade de Artes de Tóquio


Desde o mês passado, comecei a estudar na Universidade de Artes e Música de Tokyo. A universidade é o sonho de todo aspirante a artista japonês, e também é considerada e
uma das melhores de todo mundo . Devo dizer que a fama é merecida, pois nunca imaginei uma estrutura assim em uma universidade de artes.
Estudo no campus de Senju que é mais voltado para parte de gravação e musica comercial. O estúdio de gravação principal da universidade, que é um dos melhores para musica clássica no Japão, foi inaugurado a dois anos atrás. Tudo aqui é do bom e do melhor.


O estúdio, que tem de área total mais ou menos 150 m2 trabalha com protools HD 64 canais e tem equipamentos como um console Trident S 80 (esse aih da foto) e 2 pianos Steinway(isso mesmo, DOIS), mais um piano de cauda inteira Yamaha na sala B.


O mais bacana é que não existe nenhum luxo para utilizar o estúdio e a maioria das aulas é dentro dele ou na sala de produção, onde existem muitos monitores de referencia que podem ser movidos de acordo com o gosto do freguês.



Todas as salas de aula e estudo tem tratamento e isolamento acústico. Os professores são profissionais extremamente renomados no mercado (se alguém já ouviu das técnicas de gravação "Hamasaki Square" ou "Fukoda tree", os dois são meus professores). A sala de concerto da faculdade só pode ser comparada em qualidade com a sala São Paulo (a melhor do Brasil).
Mas acho que o que faz a diferença mesmo nessa universidade é o empenho (e qualidade) dos alunos. Os caras vivem, respiram, dormem, comem e cagam música. Eu lembro de uma conversa com um aluno no primeiro dia de aula: "Ah, você é do Brasil? Brasil! Futebol! Po, eu gosto de futebol, mas o pessoal aqui não quer saber de esporte. Todo mundo só quer saber de estudar música."

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O médico e o músico

Achei no orkut de um amigo meu, nada a ver com Japão mas no mínimo o texto é divertido:

"Festa social, todo mundo com copo de whisky na mão. Dois sujeitos conversam:
- Olá, tudo bem?
- Sim, e vc, como vai?
- Vou bem. Me disseram que vc é músico?
- Sim.
- Nossa, e que instrumento vc toca?
- Toco ZABUMBA.
- E toca em quais orquestras?
- Na OSESP e na OSUSP.
- Que beleza, hein? Deve ser cansativo, nao?
- É o trabalho, ne?
- Realmente, admiro vcs músicos, grande profissão essa. Até queria que meu filho fizesse música, mas o garoto nao tem jeito, insiste que quer ser médico ou advogado.
- Ah, hoje em dia é assim, a garotada nao tem jeito. Mas, e vc, o que faz da vida?
- Eu sou médico.
- Jura? Mas como assim?
- Trabalho no Hospital das Clínicas.
- Clínicas, não conheço. E faz o que lá?
- Sou cardiologista.
- Mas vc tem um emprego não tem?
- Então, trabalho no hospital.
- Nas horas vagas?
- Não. Esse é o meu emprego.
- Mas ganha pra isso?
- Ganho sim, dá pra viver.
- E vc não estudou? Não quis saber de faculdade?
- Estudei, fiz faculdade de medicina.
- Ah, é? Não sabia que tinha. Que interessante. Sabe, eu fui médico amador quando era jovem, uma vez fiz até uma operação num rapaz que tinha sido atropelado. Usei uma flanela de carro pra estancar o sangue e uma faca pra abrir a barriga do rapaz e parar a hemorragia. Eu até gostava, mas nao levava muito jeito pra coisa. E aí minha mãe até disse: "Larga disso, garoto, vai estudar música".
- É, queria ter tido uma mãe assim."

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Terebisão do Japão



Cabo de guerra japones. As vezes eu fico tentando entender o que passa na mente de quem cria esse tipo de coisa.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ainda sobre Dubai...



Foto exclusiva de um mussumano.
Alah das Baianas

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Cotidiano Diário **


Menu do café da manhã de hoje


Entrada:

Café - requentê de hier*

Prato principal:

Arroz com ovo - requentê de hier*

Acompanhamento:

Nori (alga japonesa) e maionese


"Porque pão é para os fracos"

*hier - ontem em francês
** ou receita para ganhar dor de barriga

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Nadaver

Não tem nada a ver com o Japão, mas eu achei muito boa essa remontagem do Iluminado.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008


Comida!


"Eu adoro culinária japonesa! Sushi e sashimi!"
O equivalente a essa frase seria mais ou menos "Eu adoro culinária brasileira! Churrasco!", ou como dizia o meu primo "Eu não como carne, mas churrasco vai!". O sushi aqui é uma comida meio cara, e, com algumas excepções, o pessoal não costuma comer todo dia.
O "arroz-com-feijão", comida que se come todo dia, aqui no Japão nada mais é do que... arroz! Pode vir acompanhado de legumes, nori (alga japonesa) ou peixe, mas ainda assim é só para dar um pouco de gosto na coisa.
Geralmente a comida é meio sem gosto. Pouco sal e pouco açúcar. Você nunca vai ter a sensação de saciedade plena, ou seja, você nunca vai desabotoar o botão da calça e soltar aquele arroto de felicidade, pra ver se cabe mais alguma coisa. Mas em geral não é de todo ruim, e a gente acaba se acostumando.
Outras pedidas populares aqui são o ramen (lamen) e o não-tão-pop-mais-ainda-pop care (curry).
O ramen nada mais é do que uma super sopa de miojo. Junto com o miojo vai legumes, ovo cozido, vários temperos e as vezes alguns pedaços de carne. E fazer aquele barulho irritante ao tomar a sopa é quase obrigatório. Não confundir com yakisoba, que na verdade é chinês.
O care é um derivado do curry indiano. Nada mais é do que um pedaço de carne empanada, geralmente muito pequeno, um monte de molho e arroz, muito arroz. Muitas vezes extremamente picante. Alguns restaurantes tem uma tabela de quão apimentado você vai querer o prato. Vai de 1 a 10. Eu comi o 1, e no final não aguentava mais de tão ardida que estava minha boca, mas pelo menos tinha gosto de alguma coisa.
Agora, se tem uma comida que é ruim mesmo aqui no Japão é esse tal do "natô".


Feito de soja fermentada, o negócio fede mais do que minha meia depois de correr a São Silvestre. Não que eu tenha corrido ou vá correr, mas consigo imaginar como seria feia a coisa. Fora isso, acho que minha meia ia ficar gosmenta igual.
Pegue um feijão branco, cozinhe sem tempero nenhum até ele ficar muito mole e grudento, na mesma consistência de cola de sapateiro, e ponha na geladeira. Quando ele estiver geladinho, coma com a meia da São Silvestre no nariz.
Fora que a porcaria empreguina no meio dos dentes, mas quando você mastiga se sente um banguela comendo gelatina. Uma delicia. Para ilustrar um sequência de fotos minhas experimentando um "sushi de natô".


domingo, 21 de setembro de 2008

Cotidiano Diário

Fato 1 - Acabei de me mudar pro meu novo dormitório. Como era sábado de manhã, não tinha ninguém na administração, então tive que deduzir que "K.L. Ferudjinado" era eu na lista de residentes e mover pra um apartamento destrancado com o meu nome. Agora é domingo de noite e eu não posso sair do prédio porque não tenho a chave da porta de entrada (e nem do meu quarto).

Fato 2 - Quando você assiste na teve uma dançarina vestida de empregada fazendo aberturas com um monte de japonês aplaudindo e acha isso normal é porque tem algo de errado. Muito errado.

Fato 3 - Esse nunca foi um blog pra tratar de assuntos pessoais, mas como ninguém entra aqui mesmo, tanto faz.

Fato 4 - O ócio pode ser muito tedioso.

domingo, 14 de setembro de 2008

Dubai (2)


O Hotel mais chique do mundo.
Proibido cameras na praia. E era uma praia muito bonita.
Atravesando o rio num barco indiano.
Forte das antiga.
Eu e o relógio novo!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Dubai

Depois de passar um mês de férias no Brasil, voltei via Emirados Árabes, e fiz uma pequena parada de dois dias em Dubai. Aí eu penso que o Japão as vezes pode nem ser tão bizarro, comparado com um lugar que tem pista de ski onde a temperatura fica na medias dos 40 graus.
Foi um passeio no mínimo muito interessante, e muito barato, pois fiquei na casa de uma cara que é primo de uma das minhas melhores amigas aqui em Tóquio, que não me deixou pagar nada. Êee vidão! Se quiser ampliar as fotos, é só clicar.

Na época em que eu era árabe.


Incha-la! Mercado do Ouro.

Falconista e o seu falcão. O falcão - o pássaro, não o cantor - é tão venerado em Dubai que é permitido leva-lo dentro do avião junto com os passageiros em voos da Emirates, contanto que permaneça com essa venda.

Beduíno de araque.


Tira o pé do chão!!

"Hmmm, será que eu algum dia vou ter barba?"

"Silveraaaaado, chevroléeeeee"

Mais fotos no decorrer da progamação.



quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Após algum tempo de férias, voltamos a nossa progamação normal.

domingo, 13 de julho de 2008

No trem...



Alguém pode me explicar como um ser humano consegue dormir assim???

Boné boniiiito!


E você, cual estação do ano gosta mais?

quinta-feira, 3 de julho de 2008

A comedia da vida da privada japonesa!

A algum tempo atrás eu comecei a falar sobre as privadas japonesas, e o impacto que teve a introdução das privadas no estilo ocidental. Acho que até hoje eles tem algum tipo de problema com isso, ou pelo menos acham que os outros tem.
Essa foto estava no meu livro de japonês. Pelo menos agora já sei com fazer! Mas se você ainda não entendeu, veja mais um video do tigrezinho!!

As legendas não são as melhores, mas é não achei nenhum melhor.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Palavras estrangeiras

Os japoneses aqui adoram usar palavras estrangeiras. O inglês é o idioma favorito, então é bem comum você encontrar frases sem nenhum sentido escritas em inglês* por aqui. É chique! Mas fora o inglês, outras línguas também são bastante usadas, e entre elas está o nosso português!
Não é raro ver palavras em português como nome de lojas ou de produtos. O problema é que essas palavras são escolhidas sem nenhuma noção ou cuidado. Esses dias eu vi uma empresa enorme chamada de "Navio". Até aí tudo bem, mas as vezes os caras avacalham...

Hmmmm, que saboroso!!

*vale a pena clicar neste link! divirta-se

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A vida como ela é. Ou deveria ser.

A partir de hoje vou começar a publicar vídeos de minha própria autoria aqui. Serão sempre vídeos curtos (20 s + ou -), feitos com o meu celular e sem nenhum cuidado estético ou lógico. O primeiro da série é um vídeo que mostra que a vida de alguns despertadores animais não é fácil.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

O que é pior que um cover do Iron Maiden?


Um cover japones do Iron maiden!
"Firu ofu de daruku! Firu ofu de daruku!"

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Sobre o massacre de Akihabara


Domingo passado, um sujeito louco foi até Akihabara, o bairro dos eletrônicos de Tokyo, pegou um caminhão, atropelou algumas pessoas e não satisfeito, desceu e esfaqueou mais algumas. No total foram 11 feriados e 7 mortos. A justificativa para isso era que o assassino estava cansado de tudo e queria matar algumas pessoas.
Até terça feira eu não estava ligando pra isso, fazia piada e tudo mais. "Esses japoneses são uns loucos". Então, quando fui pra minha aula na Universidades de Artes de Tokyo e descobri que um dos mortos, a única mulher, era uma veterana minha. Mesmos colegas de turma, mesmo professor orientador, mesma linha de pesquisa...
Quando você vê na TV, parece tudo de mentira e extremamente distante. Apesar de não ter conhecido própiamente a moça, ver professores e alunos em prantos e indignados, foi algo que realmente mexeu comigo.
A foto é do velório da pobre moça, Mai Muto- 21, que foi o funeral mais bonito que eu já vi, com orquestra e coral formada pelos amigos tocando. Que descanse em paz.

domingo, 8 de junho de 2008

Sobre as privadas japonesas...

Bom, como tinha flaado anteriormente, acho que japoneses tem um sério problema de prisão de ventre. E não me estranha que isso comece desde pequeno. Veja o vídeo e tire suas própias conclusões. (vale a pena ver até o final)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

segunda-feira, 2 de junho de 2008

No trem


Proibido se maquiar! Bem que eu estranhei, ano passado toda e qquer mulher fazia isso dentro do trem. Como eu vou fazer agora??

sábado, 31 de maio de 2008


Terebisão do Japão




O melhor comercial que eu já vi! Isso confirma que fanta uva é pior que pinga!
Cabeça de bacalhau é para os fracos!


Existem uma série de coisas que o povo diz que não existe, ou que sabe que existe mas nunca viu. Cabeça de bacalhau, enterro de anão, chester vivo, mendigo japonês, filhote de pombo, entrevistador do ibope, Roberto Carlos de bermuda. Mas tenho certeza que ANÃO JAPONÊS só não entrou na lista por falta de criatividade.
Pois bem, acho que nunca vai entrar, porque tá aí a prova de que existe!!


A qualidade da foto não é das melhores porque foi dificil tirar uma foto escondida com uma maquina gigante e barulhenta. E eu que achava que japonês era pequeno...

terça-feira, 27 de maio de 2008

No trem [2]

Coisa mais comum no mundo, os japas pegam o trem e puxam o ronco. Magicamente acordam no exato momento antes de chegar na estação. Depois das 7, é normal ver os caras literalmente caindo de bêbado, sempre de terno e gravata. É falta de educação não sair pra encher a cara se o chefe convidar. Então volta e meia você vê os caras dormindo no chão do trem, coisa que nem bêbado profissional do Brasil faz no ônibus.

sábado, 24 de maio de 2008

No trem


"Assento preferencial para sexo com pessoas pequenas, barrigas de cerveja, pintos meia bomba e pessoas com botas brancas."
Palavras do meu amigo alemão daqui.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

O Ministério da Saúde diverte:

Essa estufa que você está vendo não é para as plantas. É para fumantes. Aqui em vários lugares é proibido fumar mesmo em ambientes abertos. E para isso foi inventado essas casinhas aí. A da foto acima é na Universidade de Saitama onde eu estou aprendendo japonês.
* a foto foi tirada pela Shirley Cho, uma coreana da Austrália que é companheira de sala de aula e que tem um blog aqui.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Faça fuu!

Fuuuuuuuuuu!!!!

sábado, 26 de abril de 2008

Rezando pra não ter que trabalhar


Monge budista não trabalha. E não é pq não quer, é pq não pode. Trabalhar é função de trabalhadores, rezar é função dos monges. Então eles só vivem de esmola.
Cotidiano diário:

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Cada um que me aparece... [6]

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Terebisão do Japão! [3]

Para aqueles que gostaram da aula de inglês, aí vai mais uma!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Aí kidô nas costa




Se vc vier ao Japão, cuidado quando flertar com as menininhas. Isso pode acontecer com você!

domingo, 20 de abril de 2008

Muito pelo contrário...

As portas abrem para fora, a revisa se folheia da direita para a esquerda (mesmo com o conteúdo no sentido ocidental*), o carro se dirige do outro lado e a torneira e a fechadura giram para o lado contrário. As vezes tenho minhas duvidas se não estou de ponta cabeça mesmo.

* a escrita tradicional japonesa é na horizontal, de cima para baixo e da direita para esquerda

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Cada um que me aparece...[5]
Japonesa pálida em Harajuku

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Acessório fashion.

Que mané bolsa Gucci, Fendi, Louis Vitton. O que é chique mesmo é usar um sapo como bolsa.


Mais de perto:

Se preferir, pode optar por usar como um porta moedas. Tãoooo fooofooo o sapinho!
eXTReMe Tracker